A importância da ultrassonografia pulmonar no combate ao coronavírus

importância da ultrassonografia pulmonar

Diversas pessoas ao redor do mundo estão sendo diagnosticadas com o novo coronavírus diariamente. Para isso, determinadas técnicas já conhecidas são utilizadas nos pacientes. Então, saiba agora a importância da ultrassonografia pulmonar na luta contra o COVID-19.

A importância da ultrassonografia pulmonar

Essa técnica consiste em identificar através de imagem se há algum dano à saúde dos pulmões. A mesma foi grande aliada no diagnóstico de coronavírus para os chineses e tem sido também para o resto do mundo.

Segundo uma matéria do Science and Technology Daily, uma das grandes dificuldades no tratamento de pacientes com o vírus foram as mortes causadas por insuficiência respiratória e falência múltipla de órgãos. Tal acontecimento levou os profissionais da saúde chineses a utilizarem a ultrassonografia para tratar pacientes infectados severamente com a doença.

Tomografia do tórax X Ultrassonografia pulmonar

A ultrassonografia pulmonar facilita a avaliação dinâmica ao leito, sendo mais eficaz no rastreamento de causas de insuficiência respiratória. Na tomografia do tórax, o risco de transportar pacientes instáveis com hipoxemia e insuficiência hemodinâmica se tornou um método limitado para os casos graves.

Existem outros fatores que frisam a importância da ultrassonografia pulmonar no tratamento ao novo coronavírus. Entre eles estão facilitar a avaliação da gravidade da doença, no acompanhamento de sua evolução e no auxílio de orientações individualizadas para o tratamento.

Dados

Atualmente, existem mais de 100 mil casos confirmados do vírus no Brasil e mais de 7 mil mortes, crescendo aceleradamente no Amazonas, segundo o Ministério da Saúde. Esses dados são alarmantes e, diferente da China que não registra mortes decorrentes da doença há dias, no país eles só crescem.

Por fim, para que a disseminação seja controlada, é importante que todos respeitem o isolamento social. A medida foi tomada em diversos países no combate contra a pandemia. Fique em casa e respeite a sua saúde e a da sua família. Também não se esqueça de sempre lavar as mãos com bastante água e sabão.