Manchas na gravidez: o que fazer?

Mulher gravida com manchas na pele.

A gravidez é uma das fases de mais importância na vida de uma mulher. Entretanto, todos sabemos que nela existem diversas “complicações” que deixam as gestantes bem infelizes. Como manchas na gravidez, desmaios e vômitos.

O que é melasma?

O melasma são manchas escuras na pele que aparecem em qualquer parte do corpo exposta ao sol, mas principalmente no rosto. Quando surge na gravidez é chamado de cloasma gravídico e aparecem principalmente por conta de hormônios desregulados, normal nesta fase da vida de uma mulher.
Uma grávida precisa redobrar os cuidados do corpo durante os 9 meses. Nesta época, ela fica extremamente exposta a doenças que se aproveitam dos momentos de fragilidade. Os cuidados com a pele são um dos principais a serem observados pela mulher, tendo em vista que podem causar danos irreversíveis, como manchas que não somem.

Prevenção

A melhor forma de se prevenir contra o melasma é o protetor solar. A gestante não deve, de forma alguma, deixar de usá-lo diariamente nas ruas e até mesmo em lugares fechados. Porém, só o uso dele não é o suficiente para que a pele da mulher esteja totalmente protegida. É também de suma importância visitar o médico dermatologista para que ele possa instruir a paciente da maneira correta. Segundo o Ministério da Saúde, o principal fator de risco relacionado ao câncer de pele é a longa exposição aos raios solares, então é importante sempre tomar cuidado, mesmo após o parto.
Outras dicas que podem ser úteis na proteção da pele de grávidas são:
• Evitar o sol de 10h às 16h;
• Usar óculos escuros;
• Usar chapéu;
• Ingerir vitamina C;
• Beber água;
• Peeling;
• Lasers e luzes.

Evitar essas manchas é impossível. Uma mulher grávida fica com os hormônios a flor da pele e só lhe resta usar produtos que diminuem e não prolonguem o melasma para quando o bebê já estiver nascido.
Quando elas estão mais evidentes, diferindo muito do tom de pele da mulher, talvez seja necessário fazer um tratamento mais profundo tendo em vista que estas podem ser mais difíceis de serem retiradas, precisando fazer sessões de limpeza de pele e usar um creme clareador, tudo isso claro, após uma visita a um médico especialista da pele.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é importante que não só as mulheres, mas também os bebês, recebam cuidados de qualidade durante toda a
gravidez, parto e período pós-natal para evitar complicações, como as manchas na gravidez.