CORONAVÍRUS: mães, o cuidado deve ser redobrado

deve ser redobrado

No último domingo (10/05) foi comemorado o Dia das Mães. Entretanto, diferente dos anos anteriores, em 2020, por conta do COVID-19, medidas de segurança precisaram ser tomadas para a celebração da data. Muitos filhos não puderem ver ou abraçar suas mães, muitas delas idosas (grupo de risco da doença). Tal sacrifício é muito importante para que a disseminação do coronavírus no Brasil diminua. Além das mães da terceira idade, as mais jovens com bebês também precisam estar atentas. Neste momento, o cuidado deve ser redobrado.

 

Carga maior

 

Por conta da quarentena resultante do vírus, todos estão em casa com suas famílias. Consequentemente, uma carga maior fica para as mães, que muitas vezes precisam conciliar home office, cuidados domésticos e cuidados com seus filhos, às vezes ainda bebês.

 

Além de tudo isso, devem seguir as medidas de proteção estabelecidas pelos órgãos públicos de saúde, para que não haja transmissão para o pequeno (a). Como dito anteriormente, o cuidado deve ser redobrado, inclusive em pequenas atividades como amamentar.

 

Como proteger o bebê?

 

Mesmo não fazendo parte do grupo de risco do coronavírus, os bebês têm uma imunidade mais baixa que a de um adulto, então cuidados devem ser tomados. Entre eles, está lavar as mãos sempre que for entrar em contato com o pequeno. Higienizar as mamas, prender o cabelo e usar máscaras cirúrgicas também é aconselhável para que não ocorra o contágio.

 

A higienização de modo geral é a principal forma de prevenção para todas as idades. Além de limparmos nós mesmos, higienizar objetos e superfícies que muitas pessoas entram em contato também é necessário.

 

O isolamento social é essencial

 

Se puder ficar em casa, fique. Respeitar o isolamento social ao máximo é essencial neste momento.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha todos a permanecerem em suas casas, se possível, seguindo as medidas já estabelecidas. Dessa forma, a disseminação da doença diminuirá com mais rapidez.