Mães de primeira viagem: como se preparar para a chegada do bebê

Mães de primeira viagem: dicas e informações

É natural que as mães de primeira viagem tenham muitas dúvidas sobre como agir em relação aos seus pequenos. A montagem do enxoval, parto, recuperação e amamentação são grandes desafios. Pensando nisso, resolvemos listar informações essenciais para quem está vivendo a maternidade pela primeira vez.

Do pré-natal ao parto

O pré-natal é fundamental para a prevenção e/ou identificação precoce de doenças maternas e fetais.  O processo possibilita que as novas mamães troquem informações e experiências, além disso, auxiliar na escolha do tipo de parto.

Em condições normais, o parto vaginal é a melhor opção tanto para a mãe, quanto para o bebê, uma vez que a recuperação da mãe é mais rápida. Neste caso, o leite materno é produzido com maior facilidade e o contato do bebê com bactérias faz ele ganhar maior imunidade.

A cesária costuma ser indicada para casos de risco, como em situações de malformações congênitas ou de bebês com sobrepeso, por exemplo. Esse procedimento costuma ser menos demorados que o parto normal, mas com a recuperação mais longa.

O parto humanizado tem ganhado força  nos últimos anos. Em síntese se trata de respeitar todos os desejos da mulher, incluindo a escolha da posição, do local para dar à luz e o não uso de analgésicos para dor.

O Hospital Santo Alberto dispões destas modalidades de parto.

Amamentação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que durantes os seis primeiros meses o leite materno seja o único alimento que os bebês recebam.

Algumas mães podem ter dificuldades no início do processo. O formato do bico do seio pode interferir na pega correta da criança, causando fissuras. Também pode haver demora na produção de leite, mas nada disso é impeditivo para o aleitamento materno. O mais importante é ficar calma e contar com a ajuda de enfermeiros, médicos ou doulas.

O que comprar para o bebê?

Muitas mães de primeira viagem tem dúvidas de quais os produtos devem comprar para compor o enxoval. A princípio, a dica é pensar nos itens que são indispensáveis e começar a partir deles.

Artigos de higiene como banheira, toalhas, sabonetes, são indispensáveis, juntamente com fraldas, pomadas, dentre outros. Roupinhas para manter o bebê aquecido, termômetro e materiais para higienizar o umbigo.

As mamães também devem ter roupas que facilitem a amamentação e absorventes para seios. É normal que as mamas fiquem maiores e que vaze leite ao longo do dia.

Faça acompanhamento com especialistas da área, escolha as melhores opções e curta todas as sensações que só as mães de primeira viagem podem sentir.

Curso para mães no Hospital Santo Alberto

O hospital Santo Alberto preparou um curso gratuito para as novas mamães. Serão debatidos temas como mudanças fisiológicas, aspectos psicológicos, preparação para o parto, cuidados com os recém-nascidos, dentre outros.

O curso acontece na sede do Santo Alberto ( Avenida Manicoré, 536, Cachoeirinha), no dia 30 de agosto. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone: (92) 2101-3000.