O que é gravidez ectópica?

o que é gravidz ectópica

Você sabe o que é gravidez ectópica? A gestação apresenta dos mais diversos sintomas em uma mulher. É, literalmente, uma caixa de surpresas que é desvendada em diversas visitas ao médico. Entre elas, está este tipo.

 

O que é

 

Também conhecida como gravidez tubária ou extrauterina, é considerada ectópica toda gestação que não ocorre no fundo da cavidade do útero.  Este tipo atinge cerca de 1% das mulheres. Mesmo rara, é importante um acompanhamento médico para notar esta e qualquer outra anormalidade durante o período.

 

Sintomas

 

Nas primeiras semanas, não aparecerão sinais de que há uma complicação na gravidez. Por conta do tamanho bebê, a grávida não sentirá incômodos incomuns. Já entre a sexta e oitava semana, mal-estar, náuseas e dores abdominais podem surgir e, assim, a gestação ectópica é descoberta.

 

É importante um acompanhamento frequente ao médico para que a saúde tanto da mulher, quanto do bebê sejam preservadas neste tipo de gestação.

 

Causas

Anomalias nas trompas – como infecções ou algum tipo de inflamação são as principais responsáveis pela gravidez ectópica. Por isso, é importante manter todos os exames em dia para que esses tipos de enfermos sejam percebidos antes. Com isso, o tratamento será mais eficaz e a recuperação mais rápida.

 

Fatores de risco

 

Um dos fatores de risco, que são responsáveis por várias outras doenças, são as drogas. Fumar e não ter hábitos saudáveis contribuem para muitos malefícios em nosso organismo. Além delas, ISTs, deformidades nas tubas uterinas e ter passado por cirurgia recentemente, também são contribuintes.

 

Em suma, ter hábitos saudáveis, uma boa alimentação e a visita ao médico em dia são fundamentais na prevenção de muitas outras anomalias. Agora que você sabe o que é gravidez ectópica, sabe como se cuidar! Maternidade é uma fase incrível na vida de uma mulher e merece toda a atenção e cuidados possíveis. Cuide-se e lembre-se, sua saúde vem sempre em primeiro lugar!