O que é hipertensão arterial?

o que é hipertensão arterial?

Você sabe o que é hipertensão arterial? Mais conhecida como pressão alta, ela atinge muitos brasileiros. Fique atento aos sintomas.

 

O que é

 

Doença crônica caracterizada pelo alto nível da pressão sanguínea nas artérias, a hipertensão ou pressão alta é característica por fazer o coração exercer um esforço fora do comum para a distribuição do sangue no corpo.

 

Sintomas

 

A pressão é considerada alta ou baixa quando ultrapassa ou está abaixo de 14 por 9 (140/90 mmHg). Seus sintomas variam de dor de cabeça, fraqueza, tontura e, em determinados casos, sangramento pelo nariz.

 

A doença também é um fator de risco para outras mais graves como infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e aneurisma. Contudo, existem fatores de risco que ajudam em seu aparecimento, quando ele não é herdado.

 

Fatores de risco

 

Entre seus fatores de risco estão o consumo alto de sal, obesidade, falta de atividades física e o consumo de drogas.

É possível e aconselhado manter hábitos saudáveis para que não só a hipertensão arterial, mas outras doenças sejam evitadas.

 

Diagnóstico

 

Para detectar a doença, além dos sintomas, é importante medir a pressão. O Ministério da Saúde indica que jovens acima de 20 anos devem medi-la pelo menos uma vez ao ano. Entretanto, em caso da existência da pressão alta na família, medir duas vezes.

 

Prevenção e tratamento

 

Para prevenir tal doença deve-se evitar o consumo de alimentos gordurosos, não abusar no sal e praticar exercícios físicos. Em suma, manter hábitos saudáveis.

 

Esta doença não possui cura, mas há tratamento. O mesmo é oferecido gratuitamente pelo O Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil morrem 388 pessoas por dia por pressão alta.

 

Agora que sabe o que é hipertensão arterial você tem a consciência que sua saúde é o bem mais precioso. Cuide dela e não deixe de fazer visitas ao médico. O Hospital Santo Alberto agora também é cardiologia e está preparado para cuidar de você.