Entenda o que é patologia

o que é patologia

É importante que você entenda o que é patologia para ter a noção de como esse ramo da ciência, relacionado com a medicina, é importante para a compreensão dos sintomas e tratamento das doenças.

 

A palavra tem origem grega e significa “estudo de doenças”. Ela consiste em estudar anomalias de ordem funcional, estrutural e bioquímica em células, órgãos e tecidos. A intenção é explicar o motivo do aparecimento de sintomas de doenças no corpo.

 

Por estudar os mais diversos tipos de enfermidades, a patologia é dividida em duas especialidades, a geral e sistêmica.

 

Patologia geral

Essa área analisa, de forma superficial, as reações básicas em células e tecidos causadas por uma doença. Entretanto, não é realizada uma análise específica dos sintomas específicos.

 

Patologia sistêmica

Por outro lado, a sistêmica é mais exata e específica para respostas do que acontece em órgãos causadas por alguma doença.

Além das citadas, existe a patologia clínica, que é uma especialidade capaz de identificar modificações no funcionamento do corpo, ajudando na desde a prevenção ao tratamento.

 

Patologia clínica

Nela, é identificada e quantificada a presença de substâncias, moléculas e células, além de outros elementos com anomalias no sangue, urina, fezes e outros líquidos biológicos. O Patologista Clínico é o médico especialista em Medicina Laboratorial, que obteve sua titulação através de atendimento a critérios técnicos estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

 

O Ministério da Saúde sinaliza as 6 patologias mais graves

1. Doenças cerebrovasculares;
2. Infarto do Miocárdio;
3. Pneumonia;
4. Diabetes mellitus;
5. Doenças hipertensivas;
6. Cirrose e doenças crônicas do fígado.

 

Em suma, é importante que todos façam exames preventivos esporadicamente para que não ocorram surpresas nos resultados de exames futuros. Praticar exercícios físicos e evitar ter uma alimentação irregular e o alto consumo de álcool também são de suma importância.