Os perigos da radiação ultravioleta

os perigos da radiação ultravioleta

O verão é a época em que as famílias se reúnem nas praias para curtir as férias. Areia, mar, sorvete, todos aproveitam os momentos juntos. Entretanto, há riscos. Por isso, fique atento para os perigos da radiação ultravioleta!

 

O que é

A radiação ultravioleta (UV), é uma das radiações emitidas pelo sol e é considerada a mais forte entre as demais. Ela é de suma importância para o corpo humano, contribuindo para a síntese de vitamina D e diversos outros fatores. Todavia, tudo em exagero não é saudável.

 

Perigos

Essa radiação também podem trazer malefícios para a pele como:

 

– Queimaduras;

– Envelhecimento precoce;

– Vermelhidão;

– Manchas;

– Problemas na visão, como catarata;

– Câncer de pele.

 

Dezembro laranja

Por isso, o mês de laranja é destinado, também, para a luta contra o câncer de pele. Nesta época de férias, muitas famílias saem de férias para aproveitar o sol deste período e acabam se descuidando.

 

O câncer de pele tipo melanoma é o mais comum no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Logo, a prevenção contra a esses raios é importantíssima.

 

Prevenção

Mesmo com benefícios como o da vitamina D, anteriormente citado e contribuindo para o cálcio e fósforo em nosso organismo, é importante prevenir-se contra os perigos da radiação ultravioleta. As melhores formas de prevenção contra o raio UV são os filtros solares e outros produtos que protegem do sol.

 

Por conseguinte, é importante também checar as embalagens para a numeração de FPS (Fator de Proteção Solar). O mesmo informa quando o produto deve ser reaplicado adequadamente. Usar óculos escuros também ajudam. Com sua proteção, vários problemas, como a catarata acima citado e perda da visão, podem ser evitados.

 

O sol pode ser muito bom para a diversão, mas também tem sua parte ruim. Cuide-se e lembre-se: sua saúde é o seu maior tesouro!