Quais as causas do câncer de pele?

causas do câncer de pele

O verão é a época favorita de muitos brasileiros. Aproveitar a praia com a família e amigos é o que a maioria planeja para as férias. Entretanto, é preciso ter cuidados. Você sabe as causas o câncer de pele?

No Brasil, este tipo de câncer é o mais comum. Ele é dividido em dois tipos: o melanoma, o mais grave, e o não melanoma, que é o tipo da doença que mais mata no Brasil.

Câncer de pele melanoma

Seu nome vem de melanina – a responsável pela cor da pele. Esse tipo, tem mais probabilidade de aparecer em pessoas brancas, do que nas de pele mais escura.

Os seus sintomas são pintas ou manchas no corpo que crescem, irritam e ficam vermelhas. Feridas que não cicatrizam também podem ser sinais da doença.

Câncer de pele não melanoma

Este tipo da doença é o mais comum no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Ainda segundo o INCA, o número de mortes é de 1.958, sendo 1.137  homens e 821 mulheres.

O câncer não melanoma divide-se em dois tipos: carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide. O primeiro, menos agressivo, apresenta lesão que tem lenta cicatrização. Já o segundo, o mais agressivo, surge de uma ferida ou queimadura, e costuma se espalhar pelo corpo.

Fatores de risco

O principal fator de risco, fora ter registro de câncer na família, é a exposição exagerada aos raios ultravioletas (especialmente do sol). Contudo, pessoas brancas de olhos claros e albinas, também estão mais sujeitos a ter a doença.

Tratamento

Todavia, todo brasileiro pode obter o tratamento para os dois tipos da doença, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Contudo, já que você já sabe as causas do câncer de pele, é importante se prevenir contra a doença. Evitar raios solares, passar protetor solar e manter uma visita constante a um médico dermatologista, também tem suma importância na luta contra esse tipo de câncer.