Saúde da mulher: exames de rotina salvam vidas

Exames de rotina

Manter a visita ao médico em dia é, de fato, a melhor forma de prevenção. É importante, principalmente para mulheres, saber como anda a saúde e se há alguma anormalidade em seu organismo. Exames de rotina podem salvar uma vida evitando que uma doença se agrave.

 

Quando se fala em exames de rotina da mulher, automaticamente o check-up das mamas vem mente. Entretanto, existem outros procedimentos que são fundamentais para a garantia do bem estar feminino.

 

Dicas de exames

 

Entre eles está o exame Papanicolau. Temido por muitas por conta do desconforto que pode causar, o procedimento tem suma importância na identificação de anormalidades nas células do colo do útero. Mulheres temem o famoso “espéculo” que é introduzido na vagina durante o exame para a visualização do colo. O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são ênfase que somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos adequados e receitar remédios.

 

Outra dica que é muito importante e pode ser feita no conforto da sua casa é o autoexame das mamas. A mulher deve, esporadicamente, tocar a região dos seios e identificar alguma anormalidade como nódulos ou caroços. Caso encontre algo, deve imediatamente procurar um profissional adequado.

 

Atenção!

 

É preciso estar atenta a idade. A partir dos 35 anos, toda mulher deve manter seus exames de rotina em dia. Nesse período da vida, as mesmas ficam propensas a doenças. Também, é a fase da vida em que doenças como o câncer se aproveitam.

A partir dos 30, também, deve-se ficar atenta a problemas do coração e hipertensão, por exemplo, pois é quando o ciclo menstrual começa a mudar.

Previna-se

 

A prática da prevenção é a base da vida da mulher. Não é por acaso que campanhas mensais são realizadas todo o ano para a promoção da saúde. No caso das mulheres, existe o Outubro Rosa, onde em todos os cantos as cidades são pintadas de rosa com frases motivacionais que promovem a realização de exames que previnem o câncer de mama.

 

Entretanto, existem diversas outras que conscientizam as pessoas sobre a importância do check-up. Então, não fique de fora e mantenha seus exames em dia também!