Sintomas de infarto podem ser diferentes entre homens e mulheres

Sintomas de infarto

Os problemas cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. Esses dados são da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS Brasil). Isso é um sinal que a saúde ao redor do mundo está extremamente precária. É possível que esse tipo de enfermo seja adquirido por casos na família, mas grande parte é por falta de cuidados de ambos os sexos. Contudo, existe uma curiosidade que muitos não sabem: sintomas de infarto podem ser diferentes entre homens e mulheres.

 

Infarto X homens e mulheres

 

Os sintomas de infarto em homens, geralmente, apresentam um desconforto no lado esquerdo do peito que segue para o braço esquerdo. Entretanto, pode acontecer diferente com pessoas do sexo feminino.

 

Nelas, além das anomalias citadas acima, também podem sentir dor no abdome, a mesma sensação de uma gastrite, enjoos e cansaço excessivo. Muitas podem confundir com uma gravidez, por exemplo. A partir disso, destaca-se a importância de exames de rotina.

 

Causa

 

A razão dos sintomas serem diferentes está no tamanho e fisiologia do coração de ambos. Por natureza, as mulheres possuem um órgão menor que o dos homens, assim como artérias coronárias mais finas, o que as deixa mais propensas a doenças como o infarto.

 

Além do mais, após a menstruação, triglicerídeos elevados aumentam o risco cardiovascular, tal fato que aumenta o risco de morte pela doença na terceira idade.

 

Fatores de risco

 

O infarto, também conhecido como ataque cardíaco, acontece quando há bloqueio do fluxo sanguíneo, fazendo com que a artéria fique sem oxigênio e, consequentemente, morra. Existem fatores de risco que contribuem para que isso aconteça.

 

Entre eles estão:

 

– Sedentarismo;

 

– diabetes;

 

– colesterol elevado;

 

– histórico familiar;

 

– obesidade.

 

Portanto, é sempre importante focar nos cuidados com a alimentação e exercícios físicos, e com o uso de drogas. Em caso de qualquer sintoma anormal, procure um médico. A saúde vem sempre em primeiro lugar!